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TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO DE COBRANÇA
18 de maio de 2017
das 8h30 às 17h30
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO DE COBRANÇA

Objetivos
Habilitar e especializar profissionais na utilização das técnicas de cobrança, utilizando as ferramentas de negociação para fortalecer as equipes e desenvolver verdadeiros recuperadores, através de simulações do cotidiano no setor de cobrança.

Público-alvo
Destina-se a profissionais de cobrança, principalmente dos que atuam na linha de frente junto aos clientes, seja por telefone, seja pessoalmente.

Programa
1. PANORAMA DA INADIMPLÊNCIA NO BRASIL
 O profissional de cobrança deve entender o comportamento da inadimplência num âmbito geral e do devedor num âmbito restrito, para desenvolver argumentos de negociação incentivando o pagamento do débito
 Últimos números da inadimplência no Brasil
 Qual a tendência dos números
 Comportamento dos devedores num cenário de crise econômica

2.PREPARAÇÃO DO PROFISSIONAL DE COBRANÇA
 O profissional de cobrança tem um papel fundamental dentro das organizações já que ele deve se relacionar diretamente com as áreas de crédito, comercial e de tesouraria. Para desempenhar sua atividade eficientemente alguns conhecimentos são necessários
 Conhecimentos de crédito necessários à cobrança
 Técnicas de abordagem para reter o cliente facilitando o trabalho das equipes de vendas
 Conhecimentos jurídicos necessários:
o ferramentas de cobrança e
o código de defesa do consumidor

3.PRINCÍPIOS DE COBRANÇA
 A cobrança é uma arte que envolve estudo e disciplina.
 Este módulo apresenta seus fundamentos clássicos
 Levantamento de informações do cliente
 Determinação dos objetivos de cobrança
 Controle do clima da equipe de cobrança

4. HABILIDADES PARA A NEGOCIAÇÃO FUNCIONAR
 Este módulo apresenta tópicos práticas sobre as habilidades de um bom negociador
 Falando, de modo que as pessoas escutem
 Escutando, de modo que as pessoas falem
 Fazendo concessões
 A persuasão
 O momento da decisão

5. NEGOCIAÇÃO POR TELEFONE NA PRÁTICA
 O telefone é a principal ferramenta de trabalho do profissional de cobrança.
 É fundamental que ele saiba utilizá-la para que o contato com o cliente seja objetivo e eficaz
 Preparação para o contato
 Abordagem
 Como usar a voz ao telefone
 Como administrar o tempo
 Postura durante o contato

6. NEGOCIAÇÃO COM PESSOAS DIFÍCEIS
 Este módulo apresenta alguns perfis que podem ser encontrados numa negociação
 Devedor nervoso
 Devedor Indeciso
 Devedor arrogante
 Devedor provocativo
 Devedor agressivo

7. ESTRATÉGIAS E TÁTICAS PARA NEGOCIAÇÕES BEM-SUCEDIDAS
 O treinamento se encerra com uma série de:
o estudos de casos,
o colocar em prática as técnicas desenvolvidas durante o treinamento



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  Instrutora  
NIRLEI MARIA DE AZEVEDO DA SILVA, Formação Acadêmica Ciências Contábeis-PUCRS, Pós-Graduada em Especialização em Finanças –PUCRS-1999. Gestão de equipe, negociação e inspeção de carteira terceirizada de cobrança, confecção e análise de relatórios gerenciais, seleção, avaliação e capacitação de pessoas para atuarem em crédito e cobrança, elaboração de estratégias para otimização na recuperação de crédito, elaboração de metas de recebimento. Cobrança jurídica e amigável, negociação de dívida, desembaraço com público, controle de cheques e notas promissórias, abertura e coleta de dados em processos de fraude, controle , conferência de relatórios e análise de risco. Aplicações financeiras, cobrança bancária de duplicatas, arquivos, conciliação bancárias, controle de contas a pagar e receber, emissão de notas fiscais, agendamento de compromisso. É Instrutora dos cursos de Teosuraria, Contas a Receber, Contas a Pagar, Fluxo de Caixa Operacional e Crédito,Técnicas de Negociação de Cobrança, Grafoscopia e Prevenção a Fraude-Planejamento Estratégico e Orçamento Financeiro, Matemática Financeira, Gestão e Movimentação de Estoques, Finanças Pessoais, Negociação e Criatividade em Telemarketing, Como Preparar um Plano de Negócios, Atendimento Nota 11, Retenção e Fidelização de Clientes, Técnicas de Atendimento e Rlacionamento com o Cliente, Ética Empresarial, Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas, Gestão de Carreira. É instrutora e desenvolvedora de conteúdos junto a Capacitare desde o ano de 2008, tendo realizado mais de 30 cursos abertos e in company.

Investimento:

Contatos 51 3029 8801
Valor da Inscrição: R$340,00 (trezentos e quarenta reais)


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