Capacitare - Blog

\ \ \ 
51 3209.8102 


  
Edital de Licitação – O que você precisa saber

Apesar do costume de ler diariamente um edital de licitações, muitas pessoas acham que basta uma leitura dinâmica para entendê-lo, pois todos são iguais. Engana-se quem pensa assim. Cada edital é único e tem suas particularidades. Abaixo seguem algumas dicas importantes sobre a sua leitura. Vejamos:

 

Preste muita atenção na data: Se o edital for um pregão eletrônico, muitas vezes a data de recebimento das propostas é diferente da data de abertura. Não perca este prazo. Preste muita atenção pois há diferença entre data de recebimento e data de abertura. Porém se a licitação for presencial, fique atento ao horário de entrega, pois um minuto de atraso deixa qualquer empresa fora da licitação.

 

Tire todas as suas dúvidas enquanto há tempo: Se surgir qualquer dúvida, mande um email ao órgão pedindo esclarecimentos. Em todo edital existe um email para contato ou algum telefone. O ideal é registrar eletronicamente, pois palavras ditas ao telefones não podem ser comprovadas. Cuide sempre o prazo para pedidos de esclarecimento que é de até três dias uteis antes da data de abertura!

 

Impugnação: Qualquer cidadão pode impugnar uma licitação, isto está na Lei nº 8.666/93. Eu costumo impugnar somente quando há algo muito descabido, ou se meu pedido de esclarecimento não foi respondido a tempo. Também deve-se ser observado o prazo de até dois dias úteis antes da data de abertura para protocolar a impugnação.

 

Habilitação: Procure separar os documentos solicitados com antecedência. Confira as datas de validade e as autenticações. Minha dica é participar daqueles editais em que a empresa possua todos os documentos de habilitação. Se não estiverem corretos, não participe, pois assim você só irá tumultuar o andamento do processo licitatório.

 

Proposta Comercial: Observe todas as exigências para formular a proposta comercial. Muitas vezes nos Pregões Eletrônicos as empresas são desclassificadas logo na abertura das propostas, pois faltam dados importantes como data de validade da proposta, descrição detalhada do serviço/produto, declarações e até mesmo o valor por extenso ou o detalhamento de alguma planilha.

 

Minuta do Contrato: Há quem não passe com olhos nem perto da minuta do contrato. Ler atentamente a minuta evite dores de cabeças futuras. Observar se ela está de acordo com o objeto da licitação, se os prazos estão corentes, se há ou não garantia contratual... Toda esta verificação evitará desistências e aplicações de multas futuras.

 

Ler atentamente o edital é fundamental para que não ocorram imprevistos na metade do caminho. Também serve para a empresa ficar mais confiante e fazer todas as etapas com convicção de que tudo está certo: credenciamento, documentos e propostas.

 

Então, leia atentamente os editais os quais você vai participar e boa sorte!

 

 

Carina Silveira

Equipe Capacitare



Postado em 10/04/2013 às 10:32:38


login: e-mail: senha:
Logue-se ao lado para
qualificar as postagens
  (nenhum voto)

Comentários:
em 11/04/2013 - 23:01:50
Oi Carina.
Entrei para fazer meu cadastro e aproveito para te parabenizar. O teu conhecimento é fundamental, mas o amor pelo que você faz é contagiante. Parabéns e sucesso sempre. Espero voltar novamente na Capacitare.


 
Leia Também:
Cadastro Newsletter



   




Enquanto isso, no site...

 


acompanhe-nos nas redes: 


\ \ \ 

 

Copyright © 2012 - Capacitare Blog |  Todos os direitos reservados



Acesso Administrativo