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Sua mesa de trabalho pode dizer muito sobre você. O que a sua diz?

Este artigo vai para aqueles que adoram decorar suas mesas de trabalho com as coisas que amam. Pode parecer bobagem, e muitos dirão que é, mas a mesa de trabalho pode dizer muito sobre uma pessoa.

 

O ambiente de trabalho é um lugar formal por mais informal que sua empresa possa ser. Muitos tendem a entender que ele é uma extensão do lar. Contudo, não é. Temos que ter cuidado, transformar a mesa de trabalho em um local agradável é uma coisa, transpor todas as coisas que você gosta é outra. É importante lembrar que querendo ou não a nossa mesa é vista por todos, sejam colegas, chefia, subordinados, clientes (!) e direção, fora outros envolvidos como fornecedores e demais trabalhadores da organização (secretárias, faxineiros, boy, pessoal do malote). Considerando somente esse fator (a nossa vida ser exposta para um monte de gente) já seria prudente ter cuidado com o que expomos em nossa mesa.

 

Segue algumas recomendações sobre como ter uma mesa de trabalho que fale "bem" de você:

 

1- Fotos e pertences pessoais: Colocar uma foto sua com sua família é bacana, passa a imagem de segurança e estabilidade. Colocar com amigos também é, mostra capacidade de relacionamento interpessoal. Agora, colocar uma foto sua de biquíni na praia, de sunga, sem camisa ou com um copo de cerveja, nem pensar! Outra clássica é encher a mesa com flores, cristais, incenso (OMG) e duendes. Tudo bem ter um cristalzinho ou um bonequinho divertido, mas a sua mesa não é (1) jardim e nem a parapeito da sua casa, (2) seu quarto para ter bichinhos de pelúcia e (3) nem sua casa para colocar um incenso para perfumar. E cuidado com o excesso de coisas cor-de-rosa ou do seu time de futebol.

 

2 - Quantidade de papéis: Para mostrar que você trabalha não é necessário deixar sua mesa acumulada de papéis e projetos. No máximo você irá passar a imagem de desorganizado. Terminou um projeto? Guarda tudo no lugar, no arquivo ou na gaveta. Terminou sua lista de tarefas? Amasse com muita vontade e treinei seu melhor arremesso de basquete na lata de lixo. Quanto mais clean for sua mesa, mais profissionalismo você passa.

 

3 - Bilhetes, post it, papéis variados: Colocar um bilhetinho de vez em quando não tem problema, mas encher a lateral do seu computador com post it coloridos, ter vários papeizinhos embaixo do seu teclado e mais um monte no seu porta-lápis diz somente uma coisa sobre você: pouca capacidade para reter informações e lembrar de seus compromissos. Ok, é bom sempre termos o cuidado de anotar tudo, seja senha, caminhos para documentos, telefones e datas importantes, mas já inventaram algo muito bom para isso e que não expoe o profissional: a agenda! Isso, a boa e velha agenda de papel resolve muito bem esse problema.

 

4 - Comida, restos de comida e copo sujos: Esse é o pior comportamento que podemos ter no local de trabalho. Comer na sua mesa é desrespeito, anti-higiênico e não faz nada bem para sua saúde. Tá com prazo atrasado, pouco tempo e não quer sair para almoçar? Ok, pegue seu lanche e vá até a cozinha e, posso garantir, isso vai melhorar suaprodutividade. Pior que isso é comer e deixar os restos mortais ali, para todo mundo ver. Tem coisa pior que um copo de café usado, com aquele restinho frio só esperando para ser derramado em cima de um projeto ou do teclado? Limpe a sua sujeira, é sua responsabilidade e não da "tia" da limpeza.

 

Por fim, lembre-se do bom senso, ele é importante em qualquer relação humana. Tornar o ambiente de trabalho agradavel é super relevante para o clima e produtividade, mas ele tem que ser agradável para TODOS e não somente para você!

 

Juliana Saboia

Equipe Capacitare



Postado em 09/04/2013 às 11:14:34


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