Capacitare - Blog

\ \ \ 
51 3209.8102 


  
A presença das empresas nas mídias sociais

As novas tecnologias, redes sociais e a globalização tiveram grande impacto no relacionamento da empresa com o consumidor, moldando os novos hábitos de consumo, modificando os aspectos financeiros, políticos e sociais. A tecnologia passou a ser mais acessível para as pessoas deixando-as mais informadas e conectadas. Diante de todas essas transformações, passa a surgi um novo tipo de consumidor, que não mais espera receber informação e sim transmite, influencia, interage, opina e desenvolve conteúdo, sendo mais crítico na hora de comprar um produto ou contratar um serviço.

 

Com isso as empresas  tem enfrentado o desafio de mudar o  modo com que se comunica com seus clientes, o que torna conveniente acompanhar e monitorar os comentários dos usuários, podendo ser negativos ou positivos, sendo capazes de promover ou denegrir a imagem da empresa.

 

Como toda nova tecnologia, as empresas ainda estão se acostumando com mídias sociais em seu cotidiano, só que em muita das vezes as empresas não têm experiência suficiente para saber como agir perante o consumidor, tanto na comunicação quanto no engajamento.

 

O reflexo do marketing digital nas redes sociais

 

Hoje mais do que nunca é preciso estar nas redes sociais para monitorar a percepção que os consumidores têm de seu produto e serviços e entender o que leva as pessoas a essa percepção, é importante usar as redes sociais a seu favor como o Facebook e Twitter sendo hoje uma das principais fontes de criticas. Criar contas apenas não resolve, hoje é necessário entender que o marketing digital na mídia social esta dividido em dois processos: gerenciamento e o monitoramento, o primeiro visa fazer uma analise de quais redes e mídias que serão utilizadas, identificando qual o melhor horário para fazer postagem, qual o conteúdo de maior relevância para seu publico, e o segundo tem como função monitorar o comportamento do mercado em relação a sua marca, o que estão falando a favor e contra.

 

Ao entender esses fatores, podemos escolher se vamos ou não fazer parte das redes sociais, mas isso não significa que vão deixar de falar sobre sua marca ignorar o que as pessoas dizem nas redes sociais é quase uma sentença de morte nos dias de hoje, tornando o monitoramento imprescindível.

 

Usar essas novas tecnologias para escutar o que está sendo dito é a primeira vantagem de se deter uma estratégia de gerenciamento nas mídias sociais. E para ser completo, é interessante criar engajamento e desenvolver ações que estimule o compartilhamento de conteúdos, fazendo com que falem a respeito da sua marca.

 

O engajamento com seu publico gera uma maior confiança e visibilidade e trás mais consumidores para conhecer seu produto, o que proporciona um aumento nas vendas da empresa.

Como todos sabem as redes são feita de pessoas, e o único método de trabalhar em um ambiente como esse é através do relacionamento com os consumidores, e isso não se adquire da noite para o dia, demora acontecer esse engajamento e confiança da sua marca, então quanto antes começar melhor.

 

O exercício do marketing nas redes sociais tem se mostrado eficiente na identificação do perfil do consumidor, em avaliações da sua marca (positiva ou negativa), em feedbacks sobre seu produto ou serviços.

 

A solução é ter um bom planejamento estratégico por trás de toda e qualquer ação dentro das mídias sociais.

 

É importante explorar as diversas formas de uso das plataformas sociais virtuais ao invés de utilizá-las apenas como vitrine, como muitas empresas têm feito.

 

 

Karime Martins

Equipe Capacitare


Fonte: http://www.webforumacsp.com.br


Postado em 16/04/2013 às 11:45:08


login: e-mail: senha:
Logue-se ao lado para
qualificar as postagens
  (nenhum voto)

Comentários:

Ninguém comentou ainda! Seja você o primeiro a comentar...


 
Leia Também:
Cadastro Newsletter



   




Enquanto isso, no site...

 


acompanhe-nos nas redes: 


\ \ \ 

 

Copyright © 2012 - Capacitare Blog |  Todos os direitos reservados



Acesso Administrativo